Data de publicação: Terça, 23/09/2025, 12:50h.
Diante do cenário extremamente preocupante de relatos de violência contra médicos em seus postos de trabalho em vários estados do país, a AMB, em conjunto com suas federadas e sociedades de especialidades médicas filiadas, reforça seu apoio a projetos legislativos que aumentam as penas de crimes contra médicos e profissionais de saúde. Destacamos o PL 6749/2016, que pretende aumentar em 1/3 a pena dos crimes de lesão corporal, calúnia, injúria, difamação, ameaça e desacato contra médicos ou demais profissionais da saúde no exercício de sua profissão. A proposta aguarda apreciação do Senado Federal.
A AMB Piauí também apoia ações que cobrem das autoridades nos municípios e em nível estadual para que sejam implementadas medidas eficazes e imediatas para garantir a segurança nos ambientes de saúde, sejam eles públicos ou privados. Para a AMB, é imperativo que as instituições assumam seu dever de zelar pela integridade física e psicológica de seus colaboradores, pois a omissão e a negligência alimentam este ciclo inaceitável de violência.
A AMB nacional dispõe de mecanismos de apoio aos médicos, como a Defesa Profissional AMB, que oferece aos médicos um serviço de orientação ética e jurídica sobre seus direitos e deveres no exercício da profissão, e o canal Mulher Médica, exclusivo para orientação e acolhimento de denúncias de profissionais do gênero feminino, e conclama toda a comunidade médica e os poderes constituídos a se unirem nesta luta. A violência não pode ser normalizada e a AMB está atenta a isso, permanecendo vigilante e combativa na defesa irrestrita da segurança e da dignidade da classe médica.
Acesse o link e veja mais sobre o tema: https://amb.org.br/noticias/nota-oficial-amb-exige-seguranca-integral-para-medicos-e-medicas-no-exercicio-da-profissao/
Fonte: AMB
Ass. Imprensa AMB-PI
Congresso Médico Acadêmico tem o apoio desta Associação
SIMEPI
AMB
Terreno